Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

WR – Mão-de-Obra Temporária WR Recursos Humanos - Notícias

02/02/2017 Voltar

5 dicas de Coaching para profissionais de Recursos Humanos

Imagem retirada de http://www.effectacoaching.com.br/blog/coaching-caro-barato-investimento-ou-gasto/

Segundo o relatório Creating People Advantage, da BCG, que ouviu 3 500 profissionais de RH e de outros departamentos em 101 países, as organizações que contam com um RH eficiente têm resultado econômico duas vezes maior do que aquelas com uma fraca gestão de pessoas.

Neste contexto, o profissional de RH tem sido muito mais exigido. Os tempos em que a principal atribuição do RH era a seleção dos melhores profissionais para cada posição já foi. Agora mais do que nunca, o profissional de RH precisa estar alinhado com o negócio da empresa. E isso passa por muitas atividades, não é mesmo?

Eu tenho atendido muitos profissionais de RH através dos processos de coaching e uma pergunta frequente que aparece na fase de contratação é "O que o processo de coaching pode acrescentar a carreira do profissional de Recursos Humanos?"

Primeiro é importante esclarecer o que é o Coaching.
Coaching é uma metodologia de alto impacto aplicado por um profissional especializado que visa desenvolver outra pessoa. Com foco na solução, é um processo que olha o presente para construir o futuro, deixando de lado o passado.

O coaching para profissionais de Recursos Humanos deve ser voltado para a identificação de problemas a serem solucionados e de oportunidades a serem agarradas, sempre voltado para o desenvolvimento das pessoas.

Aqui vão 5 dicas de Coaching para o profissional de RH que você precisa observar:

#01 NO PASSADO SÓ O APRENDIZADO, FOCALIZE O FUTURO
“Estamos passando por um momento de crise!”. Você já escutou isso várias vezes, não é mesmo?

Em momentos assim, a tendência é focalizar somente os problemas e paralisar as coisas com eventos ocorridos no passado. "Ah isso nós já tentamos no passado e não deu resultado".

O foco na solução que vai permitir encontrar as oportunidades para desenvolver habilidades e ter êxito a médio e longo prazo.

Devemos sim pensar no hoje, agir diariamente, mas ter atitudes que nos levam a frente, caso contrário você pode se tornar um profissional estressado, desmotivado, improdutivo, colocando em perigo a sua carreira, e a da empresa que você faz parte.

#02 POTENCIALIZE A COMUNICAÇÃO
Por ser um processo eficiente de desenvolvimento humano, o coaching deve sempre se atentar para a comunicação utilizada. Os profissionais de RH são responsáveis por gerir todas as partes envolvidas numa relação de mercado, por intermediar a relação da empresa com seus colaboradores, clientes e fornecedores, o que deve ser feito sempre com boa comunicação.

Quando as pessoas estão bem informadas, sentem-se mais seguras a respeito da situação. Seja numa época de bonança ou de crise, a comunicação pode neutralizar impactos negativos e fortalecer a imagem e a reputação da empresa.

#03 TREINE OS LÍDERES
O líder não se cria, o líder nasce com qualidades que o tornam um líder. Mas até mesmo ele precisa ser desenvolvido. Aprimorar esse profissional para que tenha um olhar multidisciplinar, capaz de obter coesão da equipe para obter grandes resultados é uma tarefa interessante dos recursos humanos de uma empresa.

O líder precisa também adotar a autoaprendizagem e o autoconhecimento, com o fim de se desenvolver e se tornar mais responsável por si, motivando-se para obter alta performance. O coaching é a técnica perfeita para ajudar nesse treinamento de liderança, a ser aplicado pelo RH.

A presença do líder é o que motivará sua equipe a buscar os melhores resultados. É ele quem desenvolverá a competência das pessoas, mantendo-as focada nos objetivos.

#04 NÃO SEJA UM RH GENERALISTA
Um setor moderno de recursos humanos é aquele que se preocupa em aperfeiçoar os processos utilizados em suas melhores práticas. Essa melhoria resulta em grande impacto no negócio e nas pessoas, porque as desenvolve em torno da missão, da visão e dos valores da empresa.

Um RH analítico preocupa-se em agregar os colaboradores em torno de um só objetivo. Isso só é possível com as técnicas de coaching que despertarão um autoconhecimento que visa o presente e o futuro.

#05 APRIMORE AS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS
Adotar o coaching é estimular os colaboradores a saírem da zona de conforto. Para cada problema, sempre há uma solução que a própria pessoa descobrirá a partir do autoconhecimento.

O resultado dessa imersão em si é o aperfeiçoamento das habilidades comportamentais dos colaboradores, interferindo diretamente no sucesso da empresa.

O RH que adota essas práticas de coaching tem consigo profissionais sólidos, confiantes e motivados, prontos para colocar em prática os objetivos da empresa. Tenha sempre em mente que, em muitos casos, as técnicas de coaching, quando aplicadas por gestores da própria empresa, podem não ser tão efetivas quando aplicadas por um especialista de fora.

Hoje a função de um profissional de RH é vital a empresa que deseja ser bem sucedida, e configurar entre as empresas que sobrevivem aos altos e baixos da economia.

Você profissional de RH tem um papel fundamental nesse processo, tanto no aspecto estratégico, como na inspiração na conquista do sucesso das pessoas. Não perca a oportunidade de mudar a vida das pessoas através da sua função.

Fonte: Administradores.com, escrita por Jonnas Lima é Master

Todos os direitos reservados - © 2010
Página Inicial| Institucional| Serviços| Vagas Disponíveis| Cadastre seu Currículo| Notícias| Contato
RGB Comunicação